Por que dieta enteral?

A dieta enteral pode ser recomendada para pessoas em muitas condições e circunstâncias diferentes. Ela pode ajudar indivíduos com:

  • Problemas no aparelho digestivo (boca, esôfago ou estômago);
  • Problemas de deglutição, que os coloca em risco de asfixia, ou de aspiração de alimentos ou líquidos para os pulmões;
  • Desnutrição, ou alimentação insuficiente.

Os candidatos à dieta enteral podem sofrer diferentes enfermidades, mas todos exibem uma condição comum: não conseguem comer o suficiente para atender às necessidades do organismo.

A boa nutrição é essencial para manter o peso e, em alguns casos, pode ajudar a melhorar a recuperação, a resposta a tratamentos e a manutenção de uma vida independente, sem auxílio dos outros. Se seu organismo não consegue obter nutrição suficiente por um período prolongado, a desnutrição poderá se instalar. Isso acontece nos casos em que você não consegue deglutir ou tolerar o consumo de alimentos por via oral, ou se seu organismo não puder digerir ou absorver os nutrientes ingeridos. A desnutrição pode acarretar diferentes complicações de saúde.

Seu profissional de saúde avaliará se você está sob risco de desnutrição caso esteja:

  • Convivendo com uma doença ou enfermidade;
  • Preparando-se para cirurgia;
  • Recuperando-se de uma doença ou cirurgia.
    • A dieta enteral possibilita que você ou seu familiar recebam todos os nutrientes que necessitam. Embora possa ser uma novidade preocupante no início, a dieta enteral poderá contribuir para melhorar sua qualidade de vida, evitando os efeitos da nutrição insuficiente

      Glossário:
      Termo: Desnutrição
      Definição: Deficiência nutricional decorrente de falta de consumo de alimentos, ou de incapacidade do organismo em digeri-los ou absorvê-los.

Por favor confirme:
Que você é um profissional de saúde e está seguindo
a orientação apropriada em seu país.

O conteúdo desta área é destinado apenas para profissionais de saúde.
Sim, eu sou um
profissional de saúde
Não, não sou um profissional
de saúde (sair desta área)