O que é dieta enteral?
Dieta enteral é uma maneira de proporcionar ao seu organismo a nutrição que ele necessita. Trata-se de uma forma líquida de nutrição que é administrada por meio de um tubo flexível (sonda). Os nutrientes são similares aos que você obteria pelo consumo de alimentos, e também são digeridos da mesma maneira. Ela contém tudo que você necessita diariamente, incluindo carboidratos, proteínas, gordura, vitaminas, minerais e água.
TIPOS DE DIETAS ENTERAIS
Todos têm necessidades nutricionais diferentes. Os tipos de alimento que você recebe são adaptados às suas necessidades, e dependerão de seu peso, altura, nível de atividade e condição médica. Há uma ampla variedade que atende a todas as situações, inclusive:
- Maior ou menor quantidade de energia / calorias
- Com ou sem fibras
- Alta dose de proteínas
- Ofertas especiais de determinados nutrientes
No hospital, o profissional de saúde (médico ou nutricionista) discutirá com você o melhor tipo de alimento para suas condições, assegurando que receba o melhor cuidado.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE DIETA INDUSTRIALIZADA E DIETA CASEIRA?
A dieta industrializada é feita especialmente para ser utilizada por sondas e contém, de forma balanceada, todos os nutrientes que o paciente necessita. Ela é líquida, homogênea, pronta para uso e deve ser colocada em frascos plásticos para a administração.
A dieta caseira é feita com alimentos convencionais (hortaliças, carnes, frutas), liquidificados e peneirados na tentativa de deixar a dieta mais líquida e sem grumos. Como não é possível garantir a composição dos ingredientes utilizados nesta dieta caseira, também não será possível garantir a presença de todos os nutrientes necessários ao paciente (vitaminas, minerais, proteínas, etc.). Pode ficar muito viscosa, entupindo a sonda do paciente, além de aumentar o risco de contaminação, levando a maior risco de infecção e piora do quadro clínico.
TIPOS DE SONDA (tubo flexível para administração da dieta)
Sua dieta pode ser administrada utilizando-se um dos seguintes tipos de sonda:
- Sonda nasogástrica
- Sonda nasojejunal
- Sonda de gastrostomia, por exemplo, gastrostomia endoscópica percutânea (PEG), que é colocada em posição por um médico endoscopista, e gastrostomia radiologicamente inserida (RIG), cujo posicionamento fica a cargo de um médico radiologista.
- Sonda de jejunostomia, por exemplo, jejunostomia cirúrgica (JEJ), executada por um cirurgião, e gastrostomia endoscópica percutânea com extensão jejunal (PEG-J), (inserida por médico endoscopista).
O quadro abaixo explica as características destes modelos distintos.
Modalidade | Onde a sonda é inserida? | Quando é utilizada? |
---|---|---|
Sonda nasogástrica (NG) | Pelo nariz, descendo até o estômago. | Dieta enteral por menos de seis semanas |
Sonda nasojejunal (NJ) | Pelo nariz, descendo até o intestino (jejuno) | Quando a dieta no estômago não é tolerada |
Sonda de gastrostomia | Diretamente no estômago, por meio de pequeno orifício no abdômen | Para uso a longo prazo (mais de seis semanas) |
Sonda de jejunostomia | Diretamente no intestino, por meio de pequeno orifício no abdômen. | Para uso a longo prazo (mais de seis semanas) |
Sondas de gastrostomia e jejunostomia são menos visíveis que as sondas NG ou NJ (permanecem debaixo da roupa), mas exigem um procedimento para colocação, e podem ocorrer infecções no local. Os cuidados de limpeza e administração são simples, mas devem seguir padrões que serão demonstrados.
Sondas NG ou NJ, ao contrário, não exigem cirurgia para colocação, porém são visíveis no rosto. A inserção e manutenção podem causar pequeno desconforto.
O QUE É EQUIPO? QUAL A SUA FUNÇÃO?
O equipo é um tubo de material flexível que conecta o frasco com a dieta à sonda do paciente. Com o equipo podemos controlar o fluxo da dieta, ou seja, a velocidade com que o paciente vai receber a dieta. Para isso, existe uma pequena “pinça” no equipo (pinça de rolete), que pode ser aberta ou fechada para o controle do gotejamento da dieta.
E O QUE É SUPORTE? É REALMENTE NECESSÁRIO?
O suporte é necessário para manter o frasco de dieta suspenso acima da cabeça do paciente e facilitar o gotejamento da dieta. Existem suportes próprios para este fim, ou pode ser colocado um gancho preso à parede ou a um móvel.
O importante é deixar o frasco de dieta bem firme e posicionado acima da cabeça do paciente. O frasco de dieta deverá ficar aproximadamente 80 cm acima da altura do ombro do paciente.

Glossário:
Termo: Orifício da sonda
Definição: Um orifício no abdômen por onde o tubo de alimentação entra no estômago ou no intestino delgado (jejuno).